terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Atividade Cultural - Jogo de Vôlei


A escolha do evento cultural foi inicialmente em buscar uma experiência diferenciada para os integrantes do grupo. Pensamos em algumas atividades e, por questão de afinidade do grupo e a localização próximo a faculdade, decidimos ir a um jogo de vôlei. Achamos no calendário a partida entre as equipes de São Bernardo e Usiminas pela Superliga de Vôlei (maior competição nacional de voleibol) e concluímos que seria uma ótima opção.












O ginásio onde foi realizada a partida localiza-se na avenida Armando Ítalo Setti, no Baeta Neves, próximo ao campus São Bernardo da UFABC e, como o jogo foi no período noturno na sexta-feira (30 de dezembro), saímos do bloco Sigma às 21 horas, cada um dos integrantes em seus respectivos carros. O ginásio do Baetão está localizado em um bairro é residencial com predominância de prédios de níveis correspondentes à classe média e classe média alta.


            Chegamos ao local por volta de 21 horas e 30 minutos, o jogo já havia começado e estava no início do segundo set. A partida se encerrou em torno das 23 horas e 15 minutos, aproximadamente duas horas, que é a duração normal e esperada para um jogo de vôlei. A entrada para o evento, que foi televisionado pelo canal fechado Sportv, era franca e não tivemos problemas quanto a achar lugares, já que o ginásio não estava totalmente lotado.


O público presente no ginásio era bastante variado, havendo desde crianças pequenas acompanhada de seus país, adolescentes e idosos. As vestimentas eram casuais, não haviam torcidas organizadas usando uniformes como comumente em jogos de futebol. Por outro lado a forma de torcer das pessoas presentes era bem diversificada. Alguns espectadores eram mais reservados, apenas batiam palma quando o time de São Bernardo fazia pontuava; outros mais exaltados, xingavam, falavam palavrões, esses por sua vez mostraram que realmente acompanhavam as partidas pois sabiam os nomes das jogadoras.


O fato de alguns torcedores deferir xingamentos de certa forma nos causou surpresa, porque achávamos que esse tipo de comportamento não seria muito comum em um ambiente familiar. Além disso, algumas pessoas nos intervalos dos jogos, quando eram colocadas músicas para público, se levantavam das arquibancadas e começavam a dançar. De maneira geral, podemos avaliar que ali havia um grupo com identidade, características e uma cultura própria.

            Por ser um jogo entre São Bernardo e Usiminas (Belo Horizonte), percebemos um grau de pertencimento dos torcedores do primeiro, que acabavam sendo influenciados pelo time da sua cidade, tanto é que não foi observado torcedores do time adversário. Nós mesmos acabamos nos envolvendo e vibrando com cada ponto obtido pelo time de São Bernardo. No final da partida, mesmo com a torcida a favor, São Bernardo acabou perdendo por 3 sets a 1.

            Fomos embora por volta de 23 horas, cada um em seu próprio carro, e a saída foi sem problemas – muito devido a não ser um evento de grande magnitude. A Laís foi para um barzinho com o namorado, os demais voltaram para suas casas. Porém o Akram e a Iara, que moram em São Paulo, ficaram presos no congestionamento da Anchieta por cerca de 1 horas e meia, devido à um acidente com um caminhão e uma mota na perímetro urbano da rodovia. Por conta dessa situação os dois estavam bastante cansados e o Akram com fome.
           

A sensação para os integrantes do grupo no dia seguinte foi satisfatória por presenciar um jogo ao vivo, já que temos poucas oportunidades de ir em um jogo assistindo só pela TV, não sabendo ao certo a dimensão de como é presenciar uma partida.. Alguns até tiveram a ideia de repetir a visita mais vezes e assistir outras partidas de vôlei. 

Um comentário: